Av. Fernando Corrêa da Costa, 1069 - Centro - Campo Grande / MS
(67) 99202-9829 / 99957-7000 / 99981-1980 / 3325-4300 / 3042-0128
ampliar

Presente no mercado brasileiro há 16 anos, com aproximadamente 390 mil unidades comercializadas, a Fazer FZ25 ABS chega ao modelo 2022 com novidades. Ela foi a primeiro da categoria a ter injeção eletrônica, a trazer a tecnologia Flex de combustível, a contar com freio a disco na roda traseira e a ser equipado com sistema de freios ABS de série nas duas rodas. 

Na sua versão anterior, a Fazer FZ25 já havia sido a primeira no segmento com farol de LED, e agora nessa versão 2022, o conjunto óptico está ainda mais avançado, com o novo farol com projetor de LED de última geração que ilumina de maneira muito mais eficiente. Integrado ao conjunto, temos também a inclusão do DRL (Daytime Running Light - Luz de rodagem diurna), também em LED.

A remodelação da carenagem frontal, os novos grafismos e as novas cores reforçam seu visual agressivo e esportivo. Além disso, o lampejador de farol ganhou um novo posicionamento, garantindo mais conforto e segurança para o condutor, facilitando o acesso durante a pilotagem.

As qualidades que conquistaram o respeito e admiração de milhares de motociclistas permanecem, como a notável agilidade, a pilotagem confortável e com toque de esportividade, e sobretudo, a durabilidade do consagrado motor 250cc da Yamaha.

Sua garantia segue sendo de 4 anos, a maior da categoria. Além disso, as concessionárias autorizadas Yamaha oferecem o programa de Revisão Preço Fixo, com valores padronizados em todo o país, onde o cliente consegue programar-se da 1ª até a 7ª revisão e ainda ganha a mão de obra das duas primeiras revisões. O pagamento pode ser parcelado em até 6X no cartão de crédito.

Seguindo a linha de inovação, a Fazer FZ25 ABS possui manual interativo digital, que pode ser acessado na página do produto no site yamaha-motor.com.br, facilitando a busca por informações e trazendo vídeos explicativos dos principais assuntos. O modelo também pode ser adquirido de modo 100% digital, na BLU STORE, o primeiro e-commerce de motocicletas do Brasil. Os clientes compram pelo site da montadora, a qualquer hora, de qualquer lugar, com muita flexibilidade na escolha da forma de pagamento, podendo combinar boleto, um ou dois cartões de crédito e financiamento, e escolhem ainda entre retirar a motocicleta na concessionária ou recebê-la no conforto de casa, disponível para o Estado de São Paulo e, em breve, para outros Estados.

Confira todas as novidades da moto

Farol e lanterna – O novo conjunto óptico da Fazer FZ25 ABS não só impressiona pela beleza e arrojo, conferindo mais modernidade ao modelo, como principalmente pela eficiência. Ele conta com o DRL em LED, cuja sigla significa Daytime Running Light, em português luz de rodagem diurna, deixando a motocicleta mais visível em condições de luz natural. 

Já o farol, é de última geração, bifuncional com luz baixa e de luz alta projetadas num único projetor de LED de alta performance. Do ponto de vista prático, comparado à versão anterior, o novo farol se mostra mais eficiente, oferecendo maior amplitude de luminosidade, já que os fachos de luz do farol baixo e do alto, são mais homogêneos e abrangentes, iluminando uma área bem maior a frente da motocicleta.

É importante destacar que a “Lei do Farol Baixo” (Lei nº 13.290/2016), que exige que todos os veículos transitem em rodovias estaduais e federais com o farol baixo ligado durante o dia e à noite, considera que o DRL substitui o uso do farol baixo. No entanto, durante à noite, e em dias de baixa iluminação ou em outras condições meteorológicas, deve ser acionado o farol em LED.

Vale citar que além do projetor do farol, a lanterna traseira também é inteiramente em LED, combinando modernidade e menor consumo de energia, com maior eficiência na iluminação, fundamental na condução noturna.

Painel - Totalmente digital e com iluminação em LED, garante boa leitura em qualquer situação. Nele destaca-se os indicadores de consumo instantâneo e média de consumo, perfeitos para quem busca economia. Outras funções disponíveis são o velocímetro, o hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e “Fuel Trip” (que indica a quilometragem percorrida na reserva - reescrever), relógio, tacômetro de fácil leitura e também as luzes indicadoras de piscas, farol alto, neutro e alerta de motor e do sistema Blueflex.

Freios - O sistema de freios, composto por um disco de 282mm e uma pinça de um  pistão na frente, e um disco de 220mm e pinça de um pistão na traseira, garante frenagens seguras e em curtos espaços. Neste quesito, o destaque é o sistema de freios ABS como item de série, impedindo o travamento das rodas em condições de baixa aderência do piso, e até mesmo em frenagens bruscas de emergência. 

Rodas e pneus - Com 10 raios, as rodas em liga leve seguem a proposta visual da moto. Não só inspiram arrojo, com chamam a atenção por serem largas, similares a de motos de maior cilindrada. O diâmetro de ambas é 17 polegadas, enquanto a largura na dianteira é de 2,5 polegadas, e na traseira de 4,0 polegadas. Para calçá-las, pneus Pirelli modelo Sport Demon, com medida é de 100/80-17 na dianteira, e 140/70-17 na traseira.

Motor - O monocilíndrico, de arrefecimento misto – uma vez que conta com o auxílio de um radiador de óleo – tem a capacidade de 249,5 cm³ e utiliza duas válvulas acionadas por comando simples no cabeçote (SOHC - Single Over Head Camshaft).

A receita de tanta robustez tem origem não só em um projeto consolidado, mas também na tecnologia empregada em sua construção, que utiliza componentes nobres como pistão em alumínio forjado e cilindro revestido de cerâmica. Este material é similar ao de motos de competição, e com ele o atrito é reduzido, dispersando o calor com mais eficiência. 

O acionamento do câmbio de 5 marchas é suave e seus engates precisos. Sua transmissão secundária é feita por corrente, com coroa e pinhão de 22 e 46 dentes respectivamente. A embreagem, do tipo multidisco em banho de óleo, também prima pela maciez no funcionamento. 

Quando abastecida com gasolina, a potência máxima gerada é de 21,3 cv e de 21,5 cv em caso de o motor ser alimentado com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O torque, por sua vez é de 2,1 kgf.m, tanto abastecido com etanol quanto por gasolina, ambos alcançados a 6.500 giros. 

Na prática, todos estes números podem ser traduzidos em respostas e retomadas com maior fôlego, tanto em baixos giros, como nas faixas mais amplas de rotação. Elas podem ser notadas principalmente em subidas e também quando se trafega com um garupa. 

O que contribui para isso, são os sistemas de alimentação e escapamento adotados. A Fazer é equipada como uma caixa de filtro de maior volume permitindo que o monocilíndrico admita uma maior quantidade ar, e de forma mais rápida. 

Além disso, o sistema de injeção segue o padrão de modelos de alta cilindrada, com injetor de 10 furos. Este refinamento técnico permite que a injeção do combustível no interior da câmara de combustão seja mais eficiente, com uma queima mais completa. O resultado na prática é algo que todos admiram em uma moto: um funcionamento suave, menos poluente e com maior economia de combustível.  

Já o sistema de escapamento, além de agregar na estética, reforçando as formas musculosas, permite uma grande vazão, otimizando a saída dos gases. Também se atribui ao escapamento, o ronco mais grave e encorpado, configurando uma empolgante trilha sonora para o estilo e proposta desta imponente 250cc da Yamaha. 

Graças as dimensões compactas e ao fato de ser dividido em dois silenciosos, sendo um deles posicionado abaixo do motor, o sistema de escapamento da Fazer ainda contribui para concentração de massas na parte inferior da motocicleta, contribuindo para sua notável agilidade.

Por todos estes motivos, seu motor é capaz de unir economia à inegável emoção na pilotagem e ainda manter suas características principais: respostas rápidas, durabilidade, confiabilidade e economia.

Suspensões - Filtram as irregularidades do piso, garantindo mais controle na condução. Na dianteira, os tubos internos dos amortecedores são reforçados, com o diâmetro de 41mm, e seu curso é de 130mm. Já na traseira, o amortecedor único e tem curso de 120mm, cuja compressão pode ser ajustável em sete níveis de conforto e rigidez.
 
Chassis – O chassi, do tipo diamante, fabricado em aço, é leve e resistente a torções, incidindo diretamente no comportamento da motocicleta. Toda sua agilidade pode ser sentida em sua capacidade de mudar de trajetória com grande rapidez e, o mais importante, de forma estável. 

A facilidade e leveza na pilotagem dá-se pelo peso e centralização de massas na parte de baixo da moto, além da geometria bem acertada, cujo ângulo do cáster é de 24,5° e o trail, de 98 mm que favorecem a agilidade nas mudanças de direção.

Conforto – Na Fazer o guidão é largo e essa característica resulta em um posicionamento mais firme dos braços e em um menor esforço no esterçamento, tornando a direção mais leve nas manobras e garantindo uma pilotagem mais fácil e agradável.

Outro detalhe que merece destaque no quesito conforto, é o banco duplo em dois níveis. Largos e ergonômicos, eles oferecem boa acomodação tanto para o piloto quanto para o passageiro.

Ainda pensando na comodidade de quem anda na garupa, a Fazer é dotada de alças de apoio em alumínio e pedaleiras bem posicionadas, permitindo que as pernas não fiquem demasiadamente dobradas.

Cores e disponibilidade

A Fazer FZ25 ABS conta com três opções de cores. O azul metálico (Racing Blue), o vermelho metálico (Magma Red), e o preto fosco (Matt Black), e estará disponível nos Concessionários Yamaha a partir da segunda quinzena de agosto de 2021, ao preço público sugerido de R$18.990,00 + frete (exceto estado de São Paulo).

 

 

Mais fotos

Clique na foto para ampliar